No Evangelho de hoje, Jesus nos diz que Ele é a videira verdadeira que Deus gostaria que Israel fosse: fonte da vida divina e sabedoria para todas as nações (ver Eclesiástico 24: 17-24).

No Batismo, cada um de nós foi unido a Ele pelo Espírito Santo. Como um ramo cresce de uma árvore, é do Cristo que nossas almas devem extrair vida, nutrida por Sua palavra e pela Eucaristia.

Paulo, na primeira leitura de hoje, procura ser enxertado na videira verdadeira, que é a Igreja (expressão visível de Cristo neste mundo). Como antes era o principal perseguidor da Igreja, Paulo encontra resistência e suspeita no início. Mas logo é reconhecido por seus frutos, pelo poderoso testemunho do Senhor operando em sua vida (ver Mateus 7: 16-20).

Nós também somos convocados, hoje, a dar bons frutos como Seus discípulos, para que nossas vidas glorifiquem a Deus. Como Paulo, nossas vidas também devem ser testemunhas de Sua bondade.

Contudo, Jesus avisa-nos que, se dermos frutos, podemos esperar pela “poda” de Deus, assim como um jardineiro apara e corta uma planta para que ela cresça mais forte e dê ainda mais frutos. Ele está nos ensinando, hoje, como olhar nossos sofrimentos e provações com os olhos da fé. Precisamos ver nossos combates como uma poda, pela qual somos disciplinados e treinados para crescer em santidade e dar frutos de justiça (ver Hebreus 12: 4-11).

Temos de permanecer sempre enraizados Nele, como nos diz a Epístola de hoje. Permanecemos Nele quando guardamos o Seu mandamento de amor; quando observamos Suas palavras, deixando-as perseverar frutuosamente em nós (ver Colossenses 3:16); e quando procuramos fazer o que Lhe agrada. Em tudo, devemos ser guiados pela humildade, lembrando que, longe Dele, nada podemos fazer.

Como cantamos o Salmo de hoje, devemos cumprir nossos votos, voltando-nos para o Senhor em adoração, proclamando seus louvores, até que todas as famílias conheçam a Sua justiça em suas vidas.

https://stpaulcenter.com/audio/sunday-bible-reflections/on-the-vine-scott-hahn-reflects-on-the-fifth-sunday-of-easter/