A tumba estava vazia. Na madrugada daquela primeira Páscoa, Maria Madalena e os outros discípulos não sabiam o que pensar. Mas, à medida que a luz do dia se propagava, eles viram o amanhecer de uma nova criação.

No início, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, como o Evangelho de hoje nos diz. Não sabemos precisamente quais textos bíblicos eles deveriam ter compreendido. Talvez tenha sido o sinal de Jonas, que escapou da barriga do grande peixe depois de três dias (ver Jonas 1:17). Ou talvez a profecia de Oséias sobre a restauração de Israel após o exílio (ver Oséias 6: 2). Ou ainda o salmista que se alegrava por Deus não o ter abandonado no mundo dos mortos (ver Salmos 16: 9–10).

Qualquer que tenha sido a Escritura, quando os discípulos se curvaram para entrar no túmulo, eles viram e creram. O que foi que viram? As vestimentas fúnebres numa tumba vazia, cuja pedra havia sido removida. Sete vezes, em nove versículos desse Evangelho, ouvimos essa palavra: “tumba”.

No que eles acreditaram? Que Deus havia feito o que Jesus disse que faria, ressuscitando-O no terceiro dia (ver Marcos 9:31; 10:34).

Deram testemunho do que viram e acreditaram, como nos diz a Primeira Leitura de hoje. O discurso de Pedro é um resumo dos Evangelhos, a começar do batismo de Jesus no Jordão, passando por sua morte nos lenhos de uma árvore (ver Deuteronômio 21: 22-23), até Sua ressurreição dos mortos.

Somos descendentes dos apóstolos, nascidos no mundo novo que brotou de seu testemunho. Nossa vida está escondida, com Cristo, em Deus, como diz a Epístola de hoje. Como eles, nós nos reunimos, na manhã do primeiro dia da semana, para celebrar a Eucaristia, que é a festa do túmulo vazio.

Estamos exultantes, porque as pedras de nossos túmulos também foram removidas. Cada um de nós pode gritar, como fazemos no Salmo de hoje: “Não morrerei, mas, ao contrário, viverei”. Os apóstolos viram e creram. E estamos aguardando o dia que por eles foi prometido, quando também nós apareceremos “com Ele, revestidos de glória”.

https://stpaulcenter.com/audio/sunday-bible-reflections/new-morning-scott-hahn-reflects-on-easter-sunday/