As leituras da Missa deste domingo estão carregadas de expectativa. Os dias estão chegando: é o que Jeremias profetiza na Primeira Leitura de hoje. “Chegou a hora”, diz Jesus no Evangelho. A nova aliança que Deus prometeu a Jeremias cumpriu-se na “hora” de Jesus: em Sua Morte, Ressurreição e Ascensão, permanecendo à direita do Pai.

Os profetas disseram que esta nova aliança faria com que as tribos exiladas de Israel voltassem dos confins do mundo (ver Jeremias 31: 1, 3-4, 7-8). Jesus também predisse que Sua paixão reuniria os filhos dispersos de Deus (ver João 11:52). Mas, hoje, Ele promete atrair a Si não somente os israelitas, mas todos os homens e mulheres.

A nova aliança é mais do que uma restauração política ou nacional. Conforme cantamos no Salmo de hoje, é uma restauração espiritual e universal. Na “hora” de Jesus, os pecadores em todas as nações poderão retornar ao Pai: purificados de sua culpa, ganharão novos corações para amá-Lo e servi-Lo.

Ao predizer que será “elevado”, Jesus não está descrevendo apenas Sua futura crucificação (ver João 3: 14-15). Isaías usou a mesma palavra para dizer como o Messias, depois de sofrer pelos pecados de Israel, seria elevado e grandemente exaltado (ver Isaías 52: 3). Em outro lugar, o termo descreve como os reis eram elevados acima de seus súditos (ver 1 Macabeus 8:13).

Sofrendo em sua agonia, Jesus não reza para ser salvo. Em vez disso, como ouvimos na Epístola de hoje, Ele se oferece ao Pai na Cruz, como uma oração e uma súplica viva, encarnada. Por isto, Deus Lhe deu todo o poder sobre os céus e a terra (ver Atos 2:33; Filipenses 2: 9).

Para onde Ele foi, só podemos segui-Lo se permitirmos que Ele nos conduza. Seguir Jesus significa odiar nossas vidas de pecado e egoísmo; significa confiar na vontade do Pai e na lei que Ele inscreveu em nossos corações. A “hora” de Jesus continua na Eucaristia, quando unimos nossos sacrifícios aos Seus, dando a Deus nossas vidas com reverência e obediência, confiantes de que Ele nos levantará para darmos frutos de santidade.

https://stpaulcenter.com/audio/sunday-bible-reflections/the-hour-comes-scott-hahn-reflects-on-the-fifth-sunday-of-lent/