Hoje, a criança nascida no Natal é revelada como o tão esperado rei dos judeus.

Segundo a interpretação dada pelos sacerdotes e escribas, no Evangelho de hoje, Ele é o governante esperado da linhagem do Rei Davi, cuja grandiosidade alcançaria os confins da terra (ver Miquéias 5: 1-3; 2 Samuel 5: 2).

Jesus é encontrado junto de sua mãe, assim como o filho de Davi, Salomão, foi entronizado ao lado de sua Rainha Mãe (ver 1 Reis 2:19). E os magos vêm pagar-lhe tributo, como outrora reis e rainhas procuravam Salomão (ver 1 Reis 10: 2,25).

Sua vinda evoca promessas que remontam aos primórdios de Israel.

Séculos antes, um rei perverso, que procurava destruir Moisés e os israelitas, mandou chamar Balaão, que veio do Oriente com dois servos. Mas Balaão recusou-se a amaldiçoar Israel e, em vez disso, profetizou que uma estrela e um cetro real se levantariam de Israel e seriam exaltados acima de todas as nações (ver Números 22:21; 23: 7; 24: 7, 17).

Esta é a estrela seguida pelo três magos. E como Balaão, eles também se recusam a envolver-se nos planos de um rei malévolo. Sua peregrinação é um sinal de que as profecias da Primeira Leitura e do Salmo de hoje estão sendo cumpridas. Eles vêm de longe, guiados pela luz de Deus, levando as riquezas das nações para louvar o Deus de Israel.

Celebramos, neste domingo, nossa própria admissão na família de Deus, e o cumprimento do plano de Deus, segundo o qual todas as nações se uniriam a Israel como co-herdeiros de Suas bênçãos paternais, como Paulo revela na epístola de hoje.

Nós também devemos ser guiados pela luz do mundo (ver Isaías 42: 6; João 8:12) e a raiz de Davi, a radiosa estrela da manhã (“Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã”, disse Jesus em Apocalipse 22:16).

Como os magos O adoraram na manjedoura, renovemos nosso voto de servi-Lo, colocando nossos dons — nossas intenções e talentos — no altar desta Eucaristia. Devemos oferecer a Ele nossas próprias vidas em ação de graças. Nenhuma outra dádiva será suficiente para este Rei recém-nascido.

https://stpaulcenter.com/audio/sunday-bible-reflections/newborn-king-scott-hahn-reflects-on-the-feast-of-the-epiphany-of-the-lord/