O Senhor é rei sobre toda a terra, conforme cantamos no Salmo de hoje. Os governos ascendem e tombam por Sua permissão, sem nenhuma autoridade além da que vem do Alto (ver João 19:11; Romanos 13: 1).

Com efeito, Deus diz a cada governante o que diz ao rei Ciro, na primeira leitura de hoje: “Chamei-te (…) e não me reconheceste.” O Senhor fortaleceu Ciro para trazer de volta do exílio os israelitas e reconstruir Jerusalém (ver Esdras 1: 1-4).

Ao longo da história da salvação, Deus usou governantes estrangeiros para o benefício de Seu povo escolhido. O coração do Faraó foi endurecido para que fosse revelado o poder de Deus (ver Romanos 9:17). Exércitos invasores foram usados para punir os pecados de Israel (ver 2 Macabeus 6: 7-16).

Também a ocupação romana, durante o tempo de Jesus, foi um julgamento sobre a infidelidade de Israel. Provam-no as célebres palavras de Jesus, no Evangelho de hoje (“Dai a César o que é de César”).

Palavras que também nos convidam a manter viva a nossa lealdade: somente o Senhor é o nosso rei. Seu reino não é deste mundo (ver João 18:36), mas ele começa aqui, em Sua Igreja, que difunde Sua glória entre todos os povos. Como cidadãos do céu (ver Filipenses 3:20), somos chamados a ser luz para o mundo (ver Mateus 5:14), atuando com nossa fé, esforçando-nos em nossa caridade e com a firmeza de nossa esperança, como aconselha a epístola de hoje.

Devemos ao governo civil o cuidado com o bem comum e a obediência às leis — exceto quando que entrem em conflito com os mandamentos de Deus, segundo a interpretação da Igreja (ver Atos 5:29).

Mas é a Deus a quem devemos tudo. A moeda leva a imagem de César, mas trazemos em nós a própria imagem de Deus (ver Gênesis 1:27). Devemos a Ele a nossa própria vida: todo o nosso coração, nosso entendimento, nossa alma e nossa força, que devemos oferecer como sacrifício vivo de amor (ver Romanos 12: 1-2).

Rezemos por nossos líderes, para que, como Ciro, façam a vontade de Deus (ver 1 Timóteo 2: 1-2). Do nascer ao pôr do sol, toda a humanidade saiba que Jesus é o Senhor.

https://stpaulcenter.com/audio/sunday-bible-reflections/caesar-and-the-king-scott-hahn-reflects-on-the-twenty-ninth-sunday-in-ordinary-time/