Cruz

A primeira leitura de hoje mostra o profeta Jeremias em um momento de fraqueza.  Sua lamentação pessoal contém algumas das mais fortes expressões de dúvida encontradas na Bíblia.  Seguindo o chamado de Deus, ele se sente abandonado; pregar a Sua Palavra só lhe trouxe escárnio e reprovação.

Mas Deus não engana — e Jeremias o sabe.  Deus põe à prova os justos (ver Jeremias 20: 11–12) e disciplina Seus filhos por meio de seus sofrimentos e provações (ver Hebreus 12: 5–7).

O que Jeremias aprendeu, Jesus afirma explicitamente no Evangelho de hoje.  Segui-Lo é tomar sua cruz, negar-se a si mesmo: suas prioridades, preferências e confortos.  É estar disposto a desistir de tudo, até da própria vida, por causa de Seu evangelho. Como Paulo diz na epístola de hoje, temos de nos unir à paixão de Cristo, oferecendo nossos corpos — todo o nosso ser — como  sacrifícios vivos a Deus.

Por meio de Sua Cruz, Jesus nos mostrou o que os sacrifícios de animais, praticados por Israel, tinham por objetivo ensinar que devemos a Deus tudo o que temos.

O amor de Deus vale mais do que nossa própria vida, conforme cantamos no Salmo de hoje.  O único agradecimento que podemos Lhe oferecer é nossa adoração espiritual: entregar nossas vidas ao serviço de Sua vontade (ver Hebreus 10: 3-11; Salmos 50:14, 23).

Pedro ainda não o compreendeu, como lemos no Evangelho de hoje.  Como para Jeremias, a cruz é uma pedra de tropeço para Pedro (veja 1 Coríntios 1:23).  Esta também é a nossa tentação natural: recusar a crer que nossos sofrimentos desempenham um papel fundamental nos planos de Deus.

Jesus nos ensina, hoje, que é assim mesmo que as pessoas pensam.  Mas somos chamados para a renovação do nosso entendimento: pensar como Deus pensa, desejar o que Ele deseja.

Na Missa, mais uma vez, nos oferecemos como sacrifícios de louvor perfeitos e agradáveis ​​(ver Hebreus 13,15).  Nós O bendizemos enquanto estamos vivos, confiantes de que encontraremos nossa vida ao perdê-la, e que, com as riquezas de Seu banquete, nossa alma ficará satisfeita.

https://stpaulcenter.com/audio/sunday-bible-reflections/for-your-life-scott-hahn-reflects-on-the-twenty-second-sunday-in-ordinary-time/