vaclac-klaus

[O ex-presidente tcheco Václav Klaus, que governou a República Tcheca entre 2003 e 2013, é um liberal de direita. Conhecido por suas posições iconoclastas a respeito do aquecimento global, deu uma entrevista ao jornal italiano La Nuova Bussola Quotidana, na qual fala da instrumentalização da pandemia visando a criação de um “mundo novo”, no qual o cidadão dispõe de sua liberdade em troca de um presumível “direito à saúde”.]

O exagero judiciário-burocrático. É evidente que os governos da maioria dos países tiveram reações exageradas ao risco de pandemia. Entendo muito bem que eles se assustassem no começo. Isso explica e justifica as medidas introduzidas nos primeiros dias. Mas não em abril, não em maio. O comportamento judiciário e burocrático dos vários governos tem sido muito rígido e inflexível. Nós somos as vítimas.

Admirável mundo novo. As pessoas devem dizer NÃO a todas essas medidas. NÃO à instrumentalização da epidemia do Covid para transformar nossa sociedade, ainda relativamente livre, no Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, ou na sua variante real, que é a China de hoje. Vai ser difícil sair desse “estado de emergência”. Os governos gostam disso.

O papel da União Europeia. Foi muito eloquente a proposta da Comissão de criar um grande fundo da União Europeia, o chamado “Next Generation Fund” (“Fundo de Nova Geração”), apresentado por Ursula von der Leyen em 27 de maio. As elites usaram a epidemia como justificativa e pretexto para reforçar suas tentativas recorrentes de prolongar o estado já insustentável da União Europeia, iniciando um endividamento massivo para os cidadãos dos Estados-Membros e suas futuras gerações. E não se trata apenas de dívida: visto na íntegra, o plano é um apelo para abandonar a racionalidade econômica e implementar uma posterior centralização da União Europeia, financiar suas ambições altamente controversas e — por último, mas não menos importante — reforçar a união política. Essas transferências financeiras gigantescas serão mais um passo em direção a um superestado europeu.

https://lanuovabq.it/it/i-governi-sfruttano-il-covid-per-accrescere-il-controllo