NossaSenhoradeFatima

Em um momento histórico para a Igreja da Península Ibérica, o Cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, renovou a consagração de Portugal e Espanha ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria em Fátima na tarde deste 25 de março pedindo pelos enfermos e vítimas da COVID-19. Em razão da pandemia causada pelo avanço do coronavírus, conferências episcopais de outros 22 países pediram unir-se ao ato de consagração pedindo a proteção da Virgem Maria.

Segundo informou a agência Ecclesia, do Episcopado português, “a cerimónia decorreu na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, junto à imagem da Virgem Maria habitualmente venerada na Capelinha das Aparições, sob a presidência de D. António Marto, vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), com uma prece que se repetiu, em espanhol e português: “Livra-nos da pandemia que nos atinge”’.

Ainda segundo Ecclesia, a prece: “ampara as crianças, os anciãos e os mais vulneráveis, conforta os médicos, os enfermeiros, os profissionais de saúde e os voluntários cuidadores, fortalece as famílias e reforça-nos na cidadania e na solidariedade”, foram rezadas pelo bispo de Leiria-Fátima, durante a oração de consagração.

Dom Marto recordou que na sua reflexão que naquela Basílica estão sepultados os santos Francisco e Jacinta Marto, videntes da Virgem de Fátima, e que também foram vítimas de uma pandemia, a gripe pneumónica. O Cardeal pediu a intercessão dos santos pastorinhos para “tantos doentes que, nestes dias e de forma dramática, experimentam a solidão do isolamento a que estão sujeitos”.

Vale recordar que há exatos 34 anos, em Roma, e diante da mesma imagem, o Papa São João Paulo II, consagrou solenemente o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria e hoje, na cerimônia ocorrido a portas fechadas dentro da Basílica velha, uniram-se à Consagração programada pelas Conferências Episcopais Portuguesa e Espanhola os episcopados dos seguintes países: Albânia, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Eslováquia, Guatemala, Hungria, Índia, México, Moldávia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Polónia, Quénia, República Dominicana, Roménia, Tanzânia, Timor Leste e Zimbábue.

A nota da agência Ecclesia recorda ainda que o número de mortos na Espanha devido à pandemia de Covid-19 chegou hoje [26/032020] às 3434 vítimas e em Portugal, até o momento foram registrados 43 óbitos e 2995 infeções confirmadas.

https://www.acidigital.com/noticias/portugal-espanha-e-outros-22-paises-solenemente-consagrados-ao-imaculado-coracao-em-fatima-64326