Tags

sacrificio de isaac caravaggio

Nascemos da fé de nossos pais. Somos descendentes de uma grande nuvem de testemunhas, cuja fé é atestada em todas as páginas das Escrituras (Hebreus 12, 1). Ele nos transformou em Seu povo; fomos escolhidos para receber a Sua herança, como cantamos no Salmo deste domingo (“Feliz o povo cujo Deus é o Senhor e a nação que escolheu por sua herança!).

A Liturgia desta semana canta os louvores de nossos pais, lembrando os momentos decisivos de nossa história enquanto família de Deus. Na Epístola, lembramos o chamamento de Abraão; na primeira leitura, revivemos a noite do Êxodo e a convocação dos santos filhos de Israel.

Aa Escrituras nos dizem que nossos pais confiaram na Palavra de Deus, depositando sua fé em seus juramentos. Estavam convencidos de que Ele faria tudo o que Ele prometesse.

Nenhum deles, porém, viveu para ver realizadas as suas promessas. Pois foi somente a partir de Cristo e de Sua Igreja que os descendentes de Abraão seriam tão incontáveis como as estrelas do céu e as areias do mar (Gálatas 3, 16–17, 29). Foi somente a partir de Sua Última Ceia e da Eucaristia que aquela primeira Páscoa foi verdadeiramente cumprida.

E nós, agora, também aguardamos o cumprimento final do que Deus nos prometeu em Cristo. Como Jesus nos diz no Evangelho desta semana, devemos viver com nossos rins cingidos — assim como os israelitas puseram os cintos, amarraram suas longas túnicas e comeram apressadamente a Páscoa, vigilantes e prontos para fazer a Sua vontade (Êxodo 12,11; 2 Reis 4, 29).

O Senhor virá em hora que não esperamos. Ele baterá à nossa porta (Apocalipse 3, 20), convidando-nos para a festa nupcial na pátria celeste, que nossos pais viram de longe e que começamos a vislumbrar em cada Eucaristia.

Como eles fizeram, podemos esperar com “conhecimento seguro”, pois a Sua Palavra é lâmpada para os nossos passos e luz em nosso caminho (Salmos 119, 105). Nosso Deus é fiel, e se esperarmos na fé, se esperarmos em Sua bondade e amarmos como fomos amados, receberemos Sua bênção prometida e seremos libertos da morte.

https://stpaulcenter.com/faith-of-our-fathers-scott-hahn-reflects-on-the-nineteenth-sunday-in-ordinary-time/