Cristo pregando

Confie em Deus — como a Rocha da nossa salvação, como o Senhor que fez de nós o Seu povo escolhido, como nosso pastor e guia. Esta deve ser a marca do nosso seguimento de Jesus.

Como os israelitas, dos quais nos lembramos no Salmo desta semana, também fizemos um êxodo, passando pelas águas do Batismo, nos libertando de nossa escravidão ao pecado. Também estamos em peregrinação a uma pátria prometida, o Senhor em meio a nós, alimentando-nos com o pão celestial, dando-nos de beber da água viva (1 Coríntios 10, 1–4).

Devemos ter o cuidado de nos proteger contra a loucura que tomou conta dos israelitas e os levou à rebeldia, testando a bondade de Deus em Meriba  e Massa.

Podemos endurecer nossos corações das formas mais sutis, mas todas elas ruinosas. Podemos confiar em posses, brigar por heranças terrenas, enganar a nós mesmos, alegando que merecemos o que temos, armazenar tesouros e pensar que eles nos darão segurança e descanso.

Tudo isso é “vaidade das vaidades”, um modo de vida falso e mortal, como nos diz a primeira leitura desta semana.

Essa é a ganância contra a qual Jesus adverte no evangelho de hoje. A ansiedade e o trabalho fadigoso do homem rico revelam sua falta de fé no cuidado e na provisão de Deus. É por isso que Paulo chama a ganância de “idolatria” na epístola desta semana. Confundindo ter e ser, possessão e existência, nos esquecemos de que Deus é a fonte de tudo o que temos. Louvamos mais as coisas que podemos fazer ou comprar, do que o nosso Criador (Romanos 1, 25).

Jesus chama o rico de “tolo” — uma palavra usada no Antigo Testamento para alguém que se rebela contra Deus ou Dele se esqueceu (Salmos 14, 1).

Devemos valorizar mais a vida nova que nos foi dada em Cristo e buscar as coisas do Alto, a herança prometida do Céu. Temos que ver todas as coisas à luz da eternidade, conscientes de que Aquele que nos dá o alento da vida poderia, a qualquer momento — ainda esta noite —, pedir tudo isso de volta.

https://stpaulcenter.com/the-fools-vanity-scott-hahn-reflects-on-the-eighteenth-sunday-in-ordinary-time/