“Moisés escolhe o Conselho dos setenta anciãos”, de Jacob de Wit (1737)

Para ouvir a homilia do Padre Paulo Ricardo, “Por que é tão grave o pecado de escândalo?”, clicar AQUI. No Evangelho deste domingo, Jesus Cristo diz, de quem causa escândalos, que “melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço”. Mas por que se serve Nosso Senhor de uma linguagem tão dura? Do que Ele está realmente querendo falar? Nesta meditação, Padre Paulo Ricardo explica o que é o pecado de escândalo e dá exemplos bem práticos de como ele se dá, principalmente em nossos dias. Assista e deixe de se conformar a este mundo!

 

PRIMEIRA LEITURA DA MISSA (Números 11, 25-29)

O apostolado de todos

Naqueles dias, o Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram. Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista mas não tinham ido à Tenda, e eles profetizavam no acampamento. Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. Josué, filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!” Moisés respondeu: “Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!”

 

SALMO 18

A perfeição da Palavra de Deus

(Antífona): A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração.

A lei do Senhor Deus é perfeita,
Conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,
Sabedoria dos humildes.

É puro o temor do Senhor,
Imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos
E justos igualmente.

E vosso servo, instruído por elas,
Se empenha em guardá-las.
Mas quem pode perceber suas faltas?
Perdoai as que não vejo!

E preservai o vosso servo do orgulho:
Não domine sobre mim!
E assim puro, eu serei preservado
Dos delitos mais perversos.

 

SEGUNDA LEITURA DA MISSA (São Tiago 5, 1-6)

O único tesouro é a Palavra de Deus

E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.

 

EVANGELHO (São Marcos Mc 9, 38-43.45.47-48)

Todos são chamados à Igreja de Cristo

Naquele tempo, João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor. Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.

 

PERTENCER A CRISTO (Comentário de Scott Hahn)

O Evangelho deste domingo apresenta uma cena que lembra outro momento da história de Israel: o episódio que ouvimos na primeira leitura. Os setenta anciãos que recebem o Espírito de Deus por meio de Moisés, antecipam o ministério dos apóstolos.
Como Josué na primeira leitura, João está errado em supor que apenas alguns poucos serão inspirados e encarregados de executar os planos de Deus. O Espírito sopra onde quer (v. Jo 3, 8) e Deus deseja concedê-lo a todo o seu povo, em todas as nações abaixo do céu (v. At 2, 5,38).

Deus pode e poderá agir com grande poder através das pessoas comuns, de quem não se espera muita coisa. Somos todos chamados a realizar até as tarefas mais simples, como dar a alguém um copo de água em Seu nome e por causa de Seu reino.

João acredita que está protegendo a pureza do nome do Senhor. No entanto, na realidade, está defendendo apenas seus próprios privilégios e status. Percebe-se que os apóstolos querem obstruir o ministério de um exorcista. Isso porque a autoridade para expulsar demônios e espíritos imundos era um dos poderes específicos concedidos aos Doze (v. Mc 3,14-15; 6 ,7.13).

“Mas quem pode perceber suas faltas? Perdoai as que não vejo!”, rezamos no salmo de hoje. Muitas vezes, como Josué e Juan, talvez sem perceber, escondemos nossas faltas e medos sob o pretexto de defender a Cristo ou a Igreja.

No entanto, como Jesus nos diz no Evangelho, em vez de nos preocuparmos com quem é um verdadeiro cristão e quem não é, devemos antes nos empenhar em viver de acordo com a nossa vocação de discípulos (v. Ef 1, 4).

O conselho que damos, ou o nosso testemunho de vida, são causa de escândalo, fazendo com que os outros duvidem ou percam a fé? Fazemos o que devemos por amor à vontade do Pai ou por outras razões?

Precisamos continuar meditando em sua Lei, como cantamos no salmo de hoje. Devemos pedir em oração a graça de enxergar nossas próprias faltas e superá-las.

https://stpaulcenter.com/pertenecer-a-cristo-scott-hahn-scott-hahn-reflexiona-sobre-el-26o-domingo-de-tiempo-ordinario/

https://stpaulcenter.com/to-belong-to-christ-scott-hahn-reflects-on-the-twenty-sixth-sunday-ordinary-time/