cath-christian-unity1-1000x-730x577

A unidade de vida do cristão deve girar ao redor de três eixos: a virtude, a e a doutrina. O cristão verdadeiro deve mostrar estas três facetas em todas as formas do viver: na vida pessoal, na vida familiar, na vida profissional e na vida social.  Não há como cindí-las e usá-las  de forma relativa e de acordo com a nossa conveniência. Devemos viver a vida cristã de forma una, inteira, formando um bloco sólido, sem fissuras.

Hoje examinaremos as virtudes. As virtudes cristãs são as atitudes que devemos ter e aperfeiçoar para que nossas ações e emoções sejam retamente guiadas segunda a razão e a fé. As virtudes humanas originam os atos moralmente bons.

Quatro virtudes são as fundamentais e por isso mesmo denominadas de virtudes cardeais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

A prudência é aquela que deve dirigir nossa vida em direção ao nosso verdadeiro bem e permitir que possamos escolher as maneiras corretas de alcancá-lo.

A justiça é aquela que nos impulsiona a dar a Deus e ao nosso próximo o que lhes é devido.

A fortaleza é aquela virtude que nos anima a permanecer no bem diante das dificuldades. É aquela que nos protege e nos leva a resistir diante das tentações; aquela que nos faz capazes de vencer o medo e de enfrentar as duras provas e perseguições que o mundo terreno nos apresenta.

A temperança é aquela que no auxilia a moderarmos a atração dos prazeres; aquela que nos dirige para a busca do equilíbrio no uso dos bens deste mundo. Representa também a vitória da vontade sobre os instintos. O cristão temperado canaliza para o bem toda a gama de apetites sensuais e não se deixa arrastar pelas paixões.

Não é fácil viver de modo virtuoso. Carregamos em nossa alma as cicatrizes do pecado original que, embora curadas pelo sacrifício de Jesus, ainda doem e nos reclamam. Superar estas marcas dolorosas e praticar as virtudes depende continuamente da graça de Deus. Somente Deus nos cura em definitivo, somente Ele permite que brotem e se fortaleçam em nosso espírito as virtudes que levam à unidade para nossas vidas.

Bibliografia

Opus Dei – Tema 27 – A moralidade dos atos humanos.