au-timothy-bishop-2

Na segunda carta de Paulo a Timóteo encontramos um ensinamento de grande valor para todos aqueles que querem viver, hoje, uma vida digna e santa em um mundo em decadência. No capítulo 2 (A Igreja como Casa Grande) e 3 (Últimos Dias), Paulo nos aconselha medidas práticas de como viver e como enfrentar os tempos difíceis que atravessamos. A conclusão do apóstolo é grandiosa e dá sentido a nossa vida: Por inspiração divina recebemos as escrituras que são úteis para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeiro, capacitado para toda obra.

Seguem os versículos:

2:22.Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração. 23. Rejeita as discussões tolas e absurdas, visto que geram contendas. 24. Não convém a um servo do Senhor altercar; bem ao contrário, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males. 25. É com brandura que deve corrigir os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da verdade, 26. e voltem a si, uma vez livres dos laços do demônio, que os mantém cativos e submetidos aos seus caprichos.”

3:1 Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um período difícil. 2. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, 3. desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, 4. traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, 5. ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te! 6. Deles fazem parte os que se insinuam jeitosamente pelas casas e enfeitiçam mulherzinhas carregadas de pecados, atormentadas por toda espécie de paixões, 7. sempre a aprender sem nunca chegar ao conhecimento da verdade. 8. Como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes homens de coração pervertido, reprovados na fé, tentam resistir à verdade. 9. Mas não irão longe, porque será manifesta a todos a sua insensatez, como o foi a daqueles dois. 10. Tu, pelo contrário, te aplicaste a seguir-me de perto na minha doutrina, no meu modo de vida, nos meus planos, na minha fé, na minha paciência, na minha caridade, na minha constância, 11. nas minhas perseguições, nas provações que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra. Que perseguições tive que sofrer! E de todas me livrou o Senhor. 12. Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição. 13. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, sedutores e seduzidos. 14. Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. 15. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. 16. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. 17. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.”